Uma rede de franquia de churros com unidades em nove estados não ficou de braços cruzados com a crise econômica. Se o consumidor deixar de comprar no quiosque, os churros vão até a casa do cliente.
Com a crise, as pessoas passaram a comer menos fora de casa e o quiosque de churros sentiu a queda nas vendas. O desafio era: como vender mais se o cliente vem menos? A rede fez uma pesquisa e constatou que o consumidor queria um produto para consumir em casa.
Na própria fábrica, a rede fez adaptações na massa para ela chegar crocante na casa do cliente e lançou uma caixa com 50 palitos de churros, que vem com a mistura de açúcar e canela e o doce de leite. Segundo o empresário Gabriel Rodero, essa é uma forma mais econômica de adquirir o produto em pacote. Para a franquia é bom, porque o consumidor volta para comprar.
A rede também fez adaptações na fórmula do doce de leite para ele ser consumido como cobertura. Para isso, recorreu à empresa júnior da Unicamp, em Campinas, o Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos (Gepea). Foi a mesma empresa júnior que ajudou a rede a desenvolver em 2014 o churro frito e depois congelado. “A gente trabalha diariamente com pequenas empresas, colocando nosso aprendizado em prática para solucionar problemas reais vividos nesse meio de empreendedorismo”, explica Paulo Oliveira, presidente do Gepea.
O Gepea já fez 360 projetos, a maioria para pequenas empresas. Adaptou e desenvolveu receitas para vários tipos de alimentos, entre eles, o doce de leite da empresa de churros. Aqui, o desafio foi chegar à consistência exata para, com um toque, grudar na massa e não escorregar.
“O ticket médio aumentou no final do ano passado de R$ 10,50 para R$ 12 e é isso que cada pessoa gasta quando vem na loja”, afirma Gabriel.
OLHA O CHURROS!
www.olhaochurros.com.br
GEPEA – CONSULTORIA EM ALIMENTOS
Rua Monteiro Lobato, 80 – Cidade Universitária
Campinas/SP – CEP: 13083-862
www.gepea.com.br